domingo, 18 de janeiro de 2009

Hábitos e alimentos que fazem a diferença para uma boa saúde!

O Brasil é um país abençoado! Em seu território encontramos alimentos que auxiliam no processo de cura, proporcionam nutrientes, saúde ao corpo, capacidade física, emocional e mental. Desta maneira é importante saber que substâncias compõe o que ingerimos diariamente, pois determinados alimentos quando ingeridos regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, entre outros.
E os brasileiros, em geral, preocupados com a saúde no futuro, estão se benefíciando com a alimentação correta diariamente, buscando alimentos que geram uma boa saúde.
Segue abaixo, uma lista de alguns alimentos que nos auxiliam a garantir uma saúde impecável!
Linhaça
Componentes: proteínas, fibras, ômega 6 e um potente antioxidante e anticancerígeno chamado lignana.
Propriedades: as mais conhecidas são a regularização do funcionamento do intestino, em especial no tratamento da prisão de ventre e na revitalização da pele. Auxilia na coagulação sangüínea, no metabolismo dos ácidos graxos, além de ativar o sistema imunológico do organismo e reduzir a taxa de LDL-colesterol do sangue.
A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos e torna a pele mais saudável. Possui ação antioxidante e efeito terapêutico em distúrbios do cólon, do sistema urinário, da próstata e em desordens menstruais. Também é utilizada para o tratamento de infecções (urinária, psoríase), distúrbios imunológicos (lúpus), alergias e eczema, artrite reumatóide e aterosclerose. Auxilia no tratamento da asma e do diabetes, e atenua a formação de radicais livres pelo estresse.

Semente de girassol
Componentes: ômega 6, vitamina B, fibras e cálcio. Propriedades: diminui o risco de doenças cardíacas e câncer. Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa por dia.
Azeite de oliva (extra virgem)
Componentes: antioxidantes fenólicos, vitaminas e gordura monoinsaturada (que não afeta o colesterol). É a maior fonte natural de ômega 9 (que ajuda a reduzir o colesterol total e LDL, além de impedir a obstrução de artérias).
Propriedades: auxilia na redução do LDL, o colesterol ruim, e pode reduzir em até 40% o risco de doenças cardíacas se usado no lugar de manteiga ou margarina. Recomenda-se uma colher de sopa por dia.
Uva
Componentes: flavonóides, fibras, cálcio e reverastol (presente no vinho tinto também e que possui propriedades anticancerígena e protetora do coração).
Propriedades: anticoagulante, anticancerígena, reduz o colesterol e antioxidante. Sugere-se a ingestão de 240 ml de vinho tinto e de 240 a 480 ml de suco de uva, ou um cacho da fruta por dia.
Alho
Componentes: alicina, vitamina C, Selênio e Zinco.
Propriedades: estudos demonstraram que o consumo regular de alho fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de tumores de estômago e cólon. O alho também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a taxa de LDL (colesterol ruim) do sangue e possui ação reguladora da pressão arterial. Recentemente descobriram-se propriedades antibióticas no alho, o que auxilia no combate à H. pylori (bactéria que causa gastrite). Recomenda-se o consumo diário de um dente (cerca de 600 mg), para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
O ÓLEO DE ALHO tem uma ação excelente sobre o organismo, possui cerca de 200 compostos químicos complexos. Tem ação vasodilatadora, reduzindo a pressão arterial, o colesterol, ação antiagregante plaquetária e antitrombótica importante nas cardiopatias isquêmicas com angina. Diminui a freqüência cardíaca nas taquiarritmias, efeito cardioprotetor, rico em boro que tem ação potencializadora nos estrógenos femininos.

Brócoli

Componentes: glicosinato, um potente anticancerígeno, estimula os genes que aumentam a produção de glutationa (antioxidante que auxilia o fortalecimento do sistema imunológico), proteínas, cálcio, vitamina C e ferro.
Propriedades: age no organismo como antiinflamatório, antibiótico, anticoagulante e analgésico. Além disso, combate viroses, protege o fígado, reduz o colesterol, combate a dor muscular; diminui a pressão arterial e previne o câncer. Assim como outros alimentos da mesma família das crucíferas (como couve-flor), o brócolis previne várias formas de câncer, incluindo os de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. Recomenda-se o consumo de 100 gramas por dia.

Cenoura

Componentes: uma das melhores fontes de betacaroteno. Pode ser convertido em vitamina A, vitamina C e ferro.
Propriedades: fortalece o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de 100 gramas por dia (ralada ou cozida). A cenoura fortifica e revigora as células do cérebro e de todo sistema nervoso central. Combate o cansaço mental e o estresse.

Aveia

Componentes: fibras insolúveis e solúveis (beta-d-glucanas), fósforo, cálcio , carboidratos e um hormônio de ação estrogênica (semelhante a uma foliculina). Vitamina A, B1, B2, PP, D, K, carotenóides, tocofenol, boro , iodo, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobalto, zinco, manganês, alumínio, sódio e ferro.
Propriedades: alguns estudos têm demonstrado a diminuição do LDL-colesterol. Há evidências de que as beta-d-glucanas têm efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e na diminuição da absorção da glicose em diabéticos. Em 1997, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou uma nova regulamentação, permitindo que produtos de aveia integral tragam em seus rótulos apelo de benefício à saúde, relacionando seu consumo à redução do risco de doenças cardíacas. O FDA concluiu que a beta-d-glucana é o componente responsável pela diminuição do colesterol total e LDL no sangue em dietas que contenham cerca de 3 g/dia de beta-d-glucanas (equivalente ao consumo de 40 g de farelo de aveia e 60 g de farinha de aveia). Seus componentes como avenina, granina, alcalóides indólicos lhe proporciona uma ação sedante. Antidepressivo, estimulante estrogênico e da tireóide. Neurotônico estimulante neuromuscular. Depressão nervosa, coadjuvante nos tratamentos de dependentes químicos.

Cebola

Componentes: rica em quercetina (especialmente as roxas), um poderoso antioxidante, um anticancerígeno chamado Alicina, vitaminas A e C e cálcio.
Propriedades: ajuda na regulação da pressão e circulação sangüíneas, tem efeito anticoagulante e aumenta o bom colesterol (HDL), que protege o coração. A recomendação de consumo diário é de cerca de 100 gramas, na comida.

Repolho

Componentes: ferro, magnésio, cálcio, vitamina C e sulforafeno (um potente antioxidante).
Propriedades: ajuda a prevenir o câncer do aparelho digestivo e reduz o risco do desenvolvimento de outros tumores em até 35%, além de eliminar toxinas do organismo. Recomenda-se o consumo de uma xícara de chá por dia (cozido).
Tomate (cru ou em forma de molho)

Componentes: rico em licopeno, substância responsável pela coloração vermelha, que possui ação antioxidante e está presente também em outras frutas vermelhas, como melancia, goiaba e mamão papaia. O tomate cru tem alto teor de vitaminas A, B e C.
Propriedades: o efeito antioxidante do licopeno reduz a presença de radicais livres, protegendo as células da oxidação. Estudos demonstraram que alimentos contendo licopeno reduzem o risco de câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo úterino, da pele e dos pulmões. O licopeno também previne o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial aterosclerose, reduzindo o risco de infarto.

Peixes (principalmente salmão, sardinha, bacalhau e arenque)

Componentes: maior fonte natural de ômega 3, ferro, selênio e cálcio.
Propriedades: aumenta o colesterol bom (HDL), auxilia na redução de doenças cardiovasculares, auxilia na formação do feto durante a gestação e melhora a atuação da insulina no organismo. Recomenda-se o consumo de pelo menos 180 gramas por semana, para a redução de problemas cardiovasculares.

Soja (grãos e derivados)

Componentes: mais importante fonte de isoflavonóides, em especial as isoflavonas, genisteína e daidzeína, empregadas como alternativa na terapia de reposição hormonal. Também contém vitamina B, ácido fólico, iodo, magnésio, potássio e fósforo.
Propriedades: previne e reduz risco de câncer e osteoporose, atenua os sintomas da menopausa e doenças cardiovasculares. Estudos epidemiológicos mostraram que indivíduos ou populações, que ingerem soja regularmente possuem menor incidência de tumores malignos. Seu consumo regular reduz o risco de câncer da próstata e de mama em 50%, e o de câncer de cólon em 40%. Para os grãos, a quantidade de consumo diário recomendada é de 1 xícara, para o tofu, 1 fatia de 30 gramas, e para o leite, dois copos por dia (dentro de uma dieta balanceada).

Abacate

Componentes: ácido graxo monoinsaturado (ômega 9), potássio, vitamina E e proteínas.
Propriedades: aumenta o bom colesterol (HDL), protege contra doenças cardiovasculares e contra o câncer. Recomenda-se o consumo de 100 gramas por dia.

Castanha

Componentes: ômega 6, ácidos graxos poliinsaturados, cálcio, vitamina C, ferro e antioxidantes (na castanha-do-Pará).
Propriedades: auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Indica-se o consumo de uma castanha-do-pará ou três amêndoas por dia.

Espinafre
Componentes: ácido fólico, vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro e outros antioxidantes.
Propriedades: previne defeitos da má formação fetal. Como possui ácido oxálico (que pode ser tóxico), não deve ser ingerido em exagero. O recomendável é a ingestão de uma xícara de chá por dia (cozido).

Maçã

Componentes: fonte de fibras solúveis que auxiliam no controle glicêmico, cálcio, flavonóides, pectina (que auxilia o funcionamento do intestino) e quercetina, um bioflavonóide com propriedades antiinflamatórias, além de proteger o coração, possuir atividade anticâncer, antiúlcera, antialérgica, e ajudar na diminuição do risco de desenvolver catarata.
Propriedades: a combinação dos fitoquímicos presentes na casca e polpa da maçã é responsável por suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A ingestão regular de maçã também ajuda a reduzir as taxas do colesterol prejudicial (LDL) ao organismo, prevenindo problemas cardíacos. Recomenda-se o consumo de uma por dia.

Própolis Verde
È o maior antibiótico que exite ! O própolis concentra os constituintes das resinas de várias plantas coletadas e trabalhadas pelas abelhas. Pelo menos 300 compostos diferentes foram identificados até agora na própolis. Estudos comprovam que a própolis possui um conjunto de princípios ativos atuando como poderosos antioxidantes naturais, evitando doenças degenerativas como doenças cardiovasculares, artrites, câncer, diabetes melitus, mal de parkinson e alzheimer. É ótimo para o sistema cardiovascular devido a sua ação hipotensiva por vasodilatação, diminui o risco de tromboses por sua ação antiagregante plaquetária e anticoagulante, diminui risco de embolias e fortalece os capilares prevenindo contra arteriosclerose. Estimula a IMUNIDADE, melhorando a fagocitose e a produção de anticorpos. É riquíssimo em flavonóides.

Gergelim

É o grão mais REJUVENESCEDOR que existe! Deve ser consumido sempre com casca porque desta forma retêm maior quantidade de vitamina E. Trata-se de um tônico nervoso por excelência, ajudando no cansaço mental, falta de memória e concentração. Poderia ser usado como um preventivo da demência senil e síndrome de Alzheimer. Útil na psicose maníaco-depressiva (alivia os sintomas da mania).

Chá Verde
Contém sais minerais, ácidos orgânicos (málico, cuccinio, oxálico, clorogênico) e óleos essenciais. Alcolis alifálicos, salicilato de metilo, derivados polifenólicos – entre eles se destacam os flavonóides (kanferol, quercetol e miriceto). Possuem propriedades estimulantes do sistema nervoso central e cardiorespiratório. Também estimula a atividade cerebral. Tônico geral, enxaquecas e PREVENÇÃO DE ACIDENTES VASCULARES;

Clorella

A melhor clorella é a japonesa ( comprimidos com um T ). A clorella funciona como desintoxicante para o sangue, sistema digestivo, previne câncer, atacando o crescimento de células cancerosas, estimula o sistema imunológico, funciona com suplemento alimentar, emagrecimento, distúrbios digestivos e cardiovasculares, colesterol e triglicérides elevados, transforma os radicais livres em OXIGÊNIO.

Broto de alfafa
Relaxante do sistema nervoso, melhora a qualidade do sono. Trata-se de um neurotônico por ser um ótimo reconstituinte de vitaminas e minerais. Além de seu papel modulador das funções cerebrais. Contém proteínas, ácidos graxos, hidratos de carbono, minerais (Na, Mg, K, S, Ca, P, Mn, Co, Mb, Bo, Cl, Zn, Ni), vitaminas K, C, D, E, B1, B2, B5, B6, B12, caroteno, ácido fólico, biotina, substâncias hormonais de atividade estrogênica.

Geléia Real

Um dos mais NOTÁVEIS remédios aplicados pela medicina natural desde a antiguidade. Há registros do uso da geléia real na América pré colombiana. Constituintes: proteínas (albumina e globulina), aminoácidos (leucina, valina, isoleucina, tireonina, licina, triptofano, fenilalamina, metiolina, alanina, ácido aspártico, glutâmico, taurina, tirosina, serina, prolina, histidina, glicina, cistina e arginina. Compostos fosfóricos (adp e atp), lipídeos, minerais, vitaminas, ácido fólico, biotina e ácido pantotênico em grande quantidade (aumenta a produção de cortisol do córtex da glândula supra-renal que ajuda combater os quadros de estresse), acetilcolina e inositol. Estimula dos centros nervosos principalmente o hipotálamo (ácido glutâmico), ajuda no controle das psicopatologias, estimula a produção de acetilcolina, prevenindo degenerações do sistema nervoso. A geléia real é indicada para pessoas estressadas ou que tenham grande desgaste físico ou mental no trabalho pois melhora a atividade cerebral estimulando os neurônios. Melhora o desempenho sexual. Útil nos problemas vasculares, reduz níveis de colesterol. Preventivo da arteriosclerose.

Pólen de Flores

O pólen coletado pelas abelhas é o alimento mais completo e valioso da natureza. Contém três vezes mais proteína que a carne vermelha, superando qualquer outro alimento de origem vegetal ou animal. Tem 22 aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas, enzimas e oligoelementos. Restaura as energias física e mental evitando o envelhecimento precoce. Coadjuvante no tratamento da hipercolesterolemia, hipertensão arterial, esclerose, varises e hemoróidas. Cardiopatias em geral. Contém grande quantidade de rutina que é um componente efetivo no controle de doenças cardiovasculares pois fortalece os capilares . É muito importante para o sistema cardiovascular principalmente após os 40 anos. O pólen é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata prevenindo a prostatite e coadjuvante dos sintomas do climatério. Útil na impotência e astenia sexual. Melhora a resistência física, mental, oxigenação cerebral e memória. As mulheres devem tomar uma colher ao dia para prevenir a descalcificação.

Cavalinha

Rica em ácido silícico, minerais (silícia em abundância), potássio, magnésio, alumínio, cálcio, flúor, fósforo e sódio. Flavonóides, ácidos graxos, alcalóides, taninos, saponinas e óleos essenciais. DIURÉTICO NATURAL, aumenta a excreção de sódio e potássio aumentando o PH urinário. Regula o tônus e elasticidade dos vasos sanguíneos. Combate e previne arteriosclerose, indicada para o tratamento ou prevenção de agregação plaquetária bem como outras doenças cardiovasculares. Tem muito magnésio e ajuda limpar os vasos e diminui o cálcio das artérias prevenindo arteriosclerose. Estimula a biossíntese de colágeno e elastina, preservando a elasticidade e resistência do tecido conjuntivo de sustentação. Ajuda formar a matriz óssea (previne osteoporose), mineralizante, artrose em geral, estimula a consolidação de fraturas ósseas.

Mel
Possui grande valor energético, auxilia o metabolismo, desintoxica o organismo neutralizando certos agentes tóxicos e nocivos à nossa saúde, age beneficamente sobre a flora intestinal, combatendo as fermentações tóxicas, além de favorecer a fixação de sais minerais. Antisséptico, cicatrizante e mineralizante. Constituintes: açúcares – frutose, glicose, maltose e sacarose. Vitaminas B1, B2, B5, B6, C E PP. Sais minerais, P, Ca, Fé, S, CL, Na, Si, Cu, Bo, Mn. Clorofila, óleos essenciais, enzimas , proteínas e lipídeos.Fonte: Revista Galileu e apostilas dos cursos de Terapia Holística e Iridologia.

MAIS ALGUMAS DICAS INTERESSANTES SOBRE SAÚDE
Muito cuidado com o consumo de açúcar, pois a osteoporose está ligada ao seu alto consumo considerando que o açúcar é responsável pelo aumento da acidez no organismo.
A banana deve ser consumida com regularidade porque aumenta a capacidade de aprendizagem e memorização. Também tem ação antidepressiva pela riqueza em triptofano. A banana aumenta a quantidade do muco no organismo por isso deve-se praticar exercícios físicos após o seu consumo afim de evitar o acúmulo de muco no organismo – o muco é toxina pura cristalizada !
O Inhame é um dos alimentos mais perfeitos que existe porque limpa o organismo e rejuvenesce. Experimente fazer sopas de inhame ou suco de inhame que você terá resultados excelentes na saúde.
Consumir suco de limão (sem açúcar ) DIARIAMNENTE é extremamente saudável para o organismo porque remove as toxinas. Nunca adoce o suco de limão !
Para tosse intermitente: chá de cabelo de milho é muito bom.
Fazer pelo menos 30 minutos de exercícios físicos, no mínimo três vezes por semana. Não esquecer dos ALONGAMENTOS.
Os exercícios físicos ajudam a fortalecer os rins e também evitam que as toxinas acumulem nos intestinos. Os exercícios também diminuem as dores no corpo por causa da quantidade de oxigênio que vai para os músculos.
Para purificar o sangue: tomar suco verde ( três verduras) batido no liquidificador com maçã e mel todas as manhãs. O suco verde tem um efeito milagroso sobre o organismo e sistema imunológico.
Não tomar líquidos durante as refeições ( dilata o estômago).
Pés descascando = insuficiência de vitamina C ou problemas no rim.
Consumir BROTOS: são os alimentos mais completos que existem.
A semente de melancia é um viagra natural. A semente de abóbora é um excelente vermífugo.
O leite de semente de girassol é ótimo para acidez estomacal. Coloque as sementes de molho à noite e depois é só bater e tomar. O INTESTINO é a base da saúde. Se o intestino é equilibrado a pessoa também é equilibrada e a saúde é excelente, por isso cuidado com a alimentação. O sangue é coletado no intestino por isso ele deve estar impecável para não passar toxinas para o sangue.
O MEL nunca deve ser aquecido porque torna-se extremamente tóxico para o organismo.
O nosso organismo também precisa de um descanso por isso é muito interessante fazer uma dieta de três dias comendo apenas melancia. Neste período o organismo voltará a um estado de perfeito equilíbrio.
A PERA é a fruta mais completa que existe a nível de tratamento, inclusive contra o câncer.
Consumir MAÇÃS DIARIAMENTE : ação muito boa sobre o pulmão.
O mal hálito está relacionado a fermentação excessiva do organismo = tome chá de maçã pela manhã em jejum.
Cuidados da mulher com o útero = consumir vagem, melão e amoras.
A CAVALINHA é a planta da mulher por conter grandes quantidades de COLÁGENO. Tem propriedades adstringentes, remineralizantes dos rins, hemostática, cicatrizante , diurética e antibióticas.
Modo de preparo: FERVER a cavalinha por 7 minutos para liberar os princípios ativos, coar e tomar o chá. Tem ainda um efeito fabuloso sobre o rim.Os chás devem ser tomados por 14 dias e depois deve ser dado uma pausa de mais ou menos 20 dias para tomar novamente assim o organismo não fornece resistência.
As NOZES são excelentes para o CÉREBRO.
Observe que o formato das plantas assemelham aos órgãos do corpo que elas atuam melhor.
Para micose : colocar vinagre de maçã dentro da unha até melhorar.
Para dor de dente: colocar própolis verde ou óleo de cravo no local.
O CHÁ VERDE deve ser tomado DIARIAMENTE antes de dormir. Ele ajuda alcalinizar o organismo e melhora muito a circulação. É ótimo para aquela sensação de dormência no corpo durante o sono. Modo de usar: Ferver a água, desligar o fogo, colocar a erva por apenas três minutos, coar e tomar.
A gordura hidrogenada tem alto grau cancerígeno.
As panelas de ALUMÍNIO são as grandes responsáveis pelo mal de Alzheimer. Prefira as panelas inox , vidro ou porcelanato.
Cebola roxa batida no liquificador com alho e mel é ÓTIMO para limpar as veias e artérias.
A alface provoca sonolência no intestino porque inibe os movimentos peristálticos assim deve ser evitado pelas pessoas que têm intestino preso.
O açúcar e o café roubam cálcio do organismo e por isso devem ser evitados, também é o responsável pelo processo de envelhecimento porque aumenta a acidez do organismo.
Suco de amora, inhame, bardana, linhaça e pólen são grandes repositores hormonais.
Água morna com limão e mel em jejum é a forma mais fantástica de perder peso. Lembre-se que o mel não pode ser aquecido.
O refrigerante é extremamente corrosivo para o estômago.
A água magnetizada é a melhor que existe!
A melancia elimina os cálculos renais se feito o jejum de três dias somente com esta fruta.
O farináceos brancos , o leite e o açúcar são os grandes vilões do organismo.
Comprar castanha do pará e nozes sempre COM CASCA porque terão maior quantidade de vitaminas e minerais.
Evitar o uso de MARGARINA ( grande quantidade de gordura trans).
A grande causa da fibromialgia é o sangue ácido porque ele começa agredir as articulações, por isso todo este nosso cuidado com a alcalinização do sangue através de uma alimentação adequada.
Parar de fumar : tomar suco de agrião com transagem e limão durante duas semanas – tira toda a nicotina do sangue e diminui a dependência.
O abacaxi evita a prisão de ventre porque regula o trânsito intestinal e elimina toxinas, também é um digestório para carnes e proteínas porque contém uma enzima chamada bromelina que atua como substituta dos sucos gástricos.
Tomar suco de SALSÃO todos os dias é um excelente remédio para controle da pressão arterial.
Banana com aveia diariamente é muito bom para depressão devido a alta quantidade de SEROTONINA.
Tônicos cerebrais: GERGELIM, LECITINA DE SOJA, LINHAÇA, GERMEN DE TRIGO, NOZES E CASTANHA DO PARÁ.
As emoções fortes desequilibram a tireóide por isso é necessário a reposição de IODO através do consumo de FUCUS, AGRIÃO, ALGAS E CLORELLA.
Em altos níveis de estresse o corpo libera uma grande quantidade de ADRENALINA no sangue consequentemente aumentando a acidez do organismo e prejudicando o fígado.
Para saúde dos OVÁRIOS E TESTÍCULOS : consumir alimentos ricos em ZINCO ( ostras, pólen, gérmen de trigo, ricota, amendoin, arroz integral, castanha do pará e gergelim.
Suco de inhame cru com maçã e limão: trata sintomas de menopausa pois eleva a produção de progesterona e estrógeno.
A CAMINHADA é o melhor remédio pra fortalecer as paredes venosas porque promove o retorno venoso mais adequado. Pode-se usar também castanha da índia. Um retorno venoso inadequado faz surgir varizes e hemorróidas.
LECITINA DE SOJA GRANULADA é EXCELENTE para o metabolismo das gorduras, lesões degenerativas nos vasos sanguíneos, disfunção hepática, alterações digestivas decorrentes de má absorção. Deve-se tomar uma colher de sopa no suco, duas vezes ao dia.
COLÍRIO DE EUFRÁSIA, encontrado em farmácias naturais, serve para limpar o pigterígio nos olhos.
GARGANTA INFLAMADA: estômago hiperácido está agredindo as amigdalas. Deve limpar o estômago porque senão sempre haverá este tipo de inflamação. É bom fazer gargarejo com casca de romã ou confrei.
SAUNA é um excelente depurativo.
GENGIBRE age como descongestionante e fluidificante das vias respiratórias, gripes, resfriados, tosse, roquidão, bronquites, faringites, sinusites, rinites e asma. Efeito bronco dilatador.
A MULHER deve consumir suco de inhame, linhaça e aveia diariamente.
FONTE DE COLÁGENO: cavalinha, azeites, castanhas e linhaça. A mulher perde 30% de colágeno nos 5 anos após o climatério.
CAUSAS DO ENVELHECIMENTO: estresse oxidativo causado por raios solares; deficiência hormonal; falta de atividade física; alimentação pobre em sais minerais, frutas, sementes e plantas precursoras de colágeno; falta de vitamina C e E, omega 3, 6 e vitamina P (flavonóides); dentre outros.
ELEMENTOS OXIDANTES : açúcar, leite, carnes em geral, ansiolíticos, sol.
GERMEN DE TRIGO: rico em vitaminas (complexo B e E ), óleos essenciais, ácido glutâmico, aminoácidos e sais minerais. Ação estabilizadora da camada fosfolipídica da membrana celular. Anti-oxidante, combate radicais livres, retarda o envelhecimento, previne o ressecamento da pele e o aparecimento precoce de rugas. Melhora a irrigação e nutrição da pele e favorece sua elasticidade.
O SUCO DE UVA É UM EXCENTE ANTIOXIDANTE !
PARA MOVIMENTAR O SISTEMA LINFÁTICO: caminhada, alongamento, drenagem linfática, banhos frios, sauna e respiração adequada.
Bom para artrite, artrose, gota: suco de agrião com limão e chá da folha de abacate seca.
Os maiores alcalinizantes do organismo são os alimentos crus e os brotos.
Corpos quimicamente desequilibrados produzem mentes desequilibradas e comportamento irracional. É por isso que muitas vezes problemas fisiológicos causados por má nutrição, sedimentações tóxicas e estilos de vida insalubres podem levar a um comportamento inadequado.
FUCUS VESICULOSOS: ótimo para aumentar o metabolismo da tireóide; tem ação sobre o fígado, bile e pâncreas, fraqueza cardíacas, problemas circulatórios, necroses vasculares, tromboses e ulceração venosa.
PLANTAS AMARGAS: diminuem o nível de adrenalina no sangue (bom para o sistema nervoso).
PIMENTA DO REINO ( só a semente branca – a casca é tóxica, compre sem casca): antiagregante plaquetário evitando a formação de trombos arteriais e portanto diminuindo a incidência de infartos e isquemia cerebral.
SEMENTE DE ROMÃ : ação antioxidante e antinflamatória. O suco e a semente possuem ação de inibir a oxidação do LDL aumentando a eficácia do HDL. Inibe arteriosclerose.
AÇÃO ANTIAGREGANTE PLAQUETÁRIA CONFIRMADA COM EFICIÊNCIA DE 90%.- Gordura e Sal são os maiores agregantes plaquetários.
Fique atento aos seus hábitos e tenha uma boa alimentação.

Nenhum comentário:

 

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados. | Design by Emanuelle Andrade | Powered by Blogger