O Caminho do Coração
Na incessante busca pela reintegração com Deus, com a “Fonte Criadora”, o homem desde os primórdios da história reconheceu nos aspectos da natureza uma maneira de alcançar a divindade. Dentro deste vasto universo de possibilidades, o Xamanismo surgiu a mais de 40 mil anos, como uma forma de compreender o meio ambiente e viver pacífica e harmonicamente com ele.
Antes de qualquer concepção pré-conceituosa, o Xamanismo é uma estado de consciência, isto é, o momento em que o homem se percebe como parte de um todo maior, reconhecendo a sacralidade da vida e os mistério da natureza e dos espíritos, adquirindo uma maneira sagrada de ver e viver a vida, de se relacionar com o cosmo, com o Planeta e com todas as formas de vida que nele existem, além de conviver harmonicamente com os outros níveis da realidade não-comum.
A palavra xamã, originária da língua tunguska, Sibéria, significa aquele que tem o conhecimento, o que conhece os segredos, o que detém o poder de visitar os outros mundos. O Xamanismo, é também definido como a medicina tradicional das almas, é o caminho que leva aos estados de consciência capazes de alcançar o conhecimento e a sabedoria do mundo oculto atrás do mundo.
As práticas xamânicas estão se tornando cada vez mais conhecidas, reensinando ao “homem moderno” a curar e honrar a vida em todas as suas manifestações, convidando-o a aprender com a natureza e a seguir o caminho e ritmo do próprio coração. E por trazer de volta ao homem o conhecimento da vida e de si próprio, muitos estudiosos estão resgatando a sabedoria, o conhecimento ancestral e sagrado de povos primitivos espalhados pelo mundo inteiro, ensinamentos que são inerentes a todo homem e que proporcionam a cura e o autoconhecimento.
No caminho xamânico, a cura pode ser o simples reconhecimento dos potenciais internos de transformação de cada um, bem como a conseqüência de uma relação harmônica do homem com a natureza. Desta forma, no caminho xamânico, o processo de cura não significa supressão imediata dos sintomas ou a resolução, instantânea, dos desequilíbrios que provocaram a desconexão do homem com o Todo sagrado e universal, mas se realizam por meio de desapego, do perdão, da liberação e do amor.
Iniciar o caminho do xamanismo é reconhecer que o universo que nos cerca ganha outras dimensões, é perceber a vida nos mínimos detalhes, é reverenciar e Viver plenamente cada momento, é sentir a verdade dentro de cada ser e elemento, seja do reino mineral, vegetal, animal ou espiritual, em suma, é olhar para a realidade a partir de uma “nova” percepção, com os olhos do coração. Percorrer esse caminho é aventurar-se para descobrir as grandezas e os mistérios que todo ser guarda dentro do próprio ser.
O indivíduo é uma realidade única, e única também será a jornada de cada um!
O importante é descobrir o quanto a vida é mágica, bela e indiscutivelmente especial!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário