segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PROGRESSO E ESPIRITUALIDADE



A medida que refletimos sobre o final do século passado e o início do novo, ficam mais evidentes as conseqüências das perdas que a chamada civilização materialista e tecnológica sofreu quando afastou-se do fundamento absoluto da existência, o sagrado. O resgate do sagrado passa pelo processo de autoconhecimento, e reconhecimento dos valores humanos inerentes a condição humana. A humanidade guarda um tesouro inestimável de memórias, e dentro de cada um de nós existe um manancial inesgotável de informações e transformações. Se por um lado a identificação somente com nossa natureza material nos levou a uma visão superficial e imediatista da vida, gerando separatividade, crueldade, orgulho, egoísmo, e vícios que nos aviltam; a cristalização dos nossos erros nos obrigou a novos posicionamentos em relação a valores, prioridades, atitudes e ideais. O fato de assistirmos passivos a inversão de valores, a degradação do meio ambiente e das bases familiares e sociais nos faz essencialmente infelizes. Paralelamente, colocou em marcha um processo de busca de soluções mais compatíveis com as nossas reais necessidades. Como não existe época totalmente boa ou totalmente má dentro da perspectiva de uma existência dual, acredito que apesar da nossa ignorância ter desencadeado energias violentas e nos precipitado em tragédias dolorosas, estamos ao mesmo tempo testemunhando um momento ímpar, quando o homem pode dar o grande salto de qualidade em direção ao conhecimento de si mesmo.

Todos os seres humanos têm a capacidade inata de evoluir, se mobilizar rumo à integridade. Nossa cultura ocidental começa a reconhecer a importância dos domínios espirituais no desenvolvimento da personalidade, e na cura de males físicos e psicológicos. Progresso e espiritualidade não são incompatíveis, ao contrario, os princípios e valores espirituais por serem permanentes são a sustentação do progresso. E o progresso só é verdadeiro quando passa pelo filtro do coração humano. A inteligência deve ser orientada nas direções do conhecimento, e principalmente da sabedoria, que independe do indivíduo ter mais ou menos instrução formal.

A sabedoria é eterna e está disponível na memória ancestral da humanidade e no campo morfogenético, como o biólogo Rupert Sheldrake denominou o banco de dados das espécies. O resgate do conhecimento ancestral pode ser percebido em todas as áreas de atuação inclusive na área da saúde. Muitos profissionais se voltam para o conhecimento de medicinas milenares que se valem de alguns sistemas sagrados de autodescoberta. As terapias vibracionais, as visualizações criativas e meditações curativas, além de práticas xamânicas, recriam formas de tratamento tendo como base a visão holística do homem e da vida. Através desses métodos, novas possibilidades de cura são abertas, permitindo a parceria energética entre paciente e curador e principalmente estabelece um dialogo subjetivo com o corpo pelo acesso às dimensões mais sutis da mente. Podemos acessar outros níveis de realidade e deixar que nosso ser se irradie e comungue com a consciência cósmica.

As descobertas que a física quântica trouxe obrigou-nos a repensar o que é real, e isso diminuiu a lacuna existente entre ciência e espiritualidade. Tudo isso nos leva a uma redescoberta e uma reavaliação do potencial humano. A saúde física e psicológica está intimamente ligada a evolução espiritual. Os modelos tradicionais e ortodoxos de terapia categorizam automaticamente determinados sintomas, e costumam rotular como incuráveis algumas doenças que são na verdade manifestações de energias desarmônicas no organismo que atuam como determinada moléstia. Na maioria dos casos a raiz do mal pode ser encontrada na mente sobrecarregada de impressões negativas; e a cura acontece pela mudança de padrão mental. As pessoas que pensam e agem ignorando a necessidade de explorar as profundezas da psique, não podem compreender os segredos recônditos que influenciam tão incisivamente, embora em silencio, nossa vida como um todo. É importante destacar que o ser humano é um sistema energético dinâmico, em permanente mutação, assim como o universo.

Na área da educação principalmente é necessária uma visão mais ampla que contemple o desenvolvimento integral e integrado do potencial humano. É importante capacitar indivíduos para servir a vida, e não apenas para ganhar a vida; transmitir conhecimento é importante, mas formar caracteres e inspirar valores, e incentivar a busca pela sabedoria, lapidando defeitos e direcionando os talentos do educando é mais ainda. O desenvolvimento da visão mais ampla do que seja viver neste mundo acontece pela compreensão da espiritualidade como dimensão natural e inerente a condição humana. A educação não pode permanecer soterrada nessa avalanche de materialismo, indisciplina, agitação e ambição em que vivemos, mas deve retomar sua função magna de formadora de seres humanos dignos, felizes e competentes.

A verdadeira educação serve de facilitadora para que professores e alunos possam ter revelações e contribuam para a evolução da sociedade como agentes de transformações. As empresas, e a produção econômica de modo geral, que procuram ser compatíveis com o momento civilizatorio precisam definir missões, valores e ações que comprovem sua relevância como forjadoras de prosperidade. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, muitas vezes trata-se apenas de uma fachada vaidosa, embora muitas empresas estejam despertando para uma ação consciente e tenham uma visão responsável, comprometida com a repercussão de sua intervenção na sociedade e na preservação ambiental. Em todos os setores de atividade estamos passando de uma estagio de consciência para outro mais elevado, e em todos os ramos de atividade buscamos um meio de viver que torne a felicidade possível.

É preciso formar primeiro o Ser sustentável se quisermos ter um desenvolvimento sustentável.. Amar com ordem, disse Santo Agostinho, é amar cada vez mais as coisas mais altas; e esta é a verdadeira natureza do ser humano. Para isso precisamos nos reconectar com o espírito, não forçosamente pelas religiões, mas pela percepção e vivencia de uma ética enraizada nos valores espirituais. É inútil adquirir conhecimento e não coloca-lo a serviço do Bem. É chegada a hora de fazermos a diferença e agir de maneira consciente, criativa e competente para que possamos sair da era do medo separatista para a era do amor que a todos aproxima e tudo recria As conquistas tecnológicas foram e são importantes, mas as conquistas éticas e espirituais nascem da sabedoria interna, profunda, que vibra alem do pensamento, que ilumina a inteligência, e direciona a vontade para metas grandiosas. Progresso e espiritualidade devem caminhar juntos se quisermos nos desenvolver plenamente como seres humanos abençoados pelo universo como parceiros de Deus na criação e manutenção, e renovação da vida.

Marilu Martinelli
_____________________________________
Sobre a autora:
Marilu Martinelli: Atriz. Jornalista. Escritora. Educadora Especialista em Educação em Valores Humanos e Desenvolvimento Humano. Professora de Mitologia Universal e Filosofia Oriental. Professora convidada da Unibem, e Unipaz, Universidade Federal de Lima e Universidade Católica de Arequipa-Peru. Consultora para Formação de Lideranças em Valores Humanos em Empresas e Organizações Educacionais.

Email: gayatriml@hotmail.com
Site: www.marilumartinelli.com.br

Um comentário:

Peruzzo disse...

Muito bom!

Estou ansioso pra estreia do programa parabéns MANU!

 

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados. | Design by Emanuelle Andrade | Powered by Blogger