sexta-feira, 25 de março de 2011

Tecendo Sonhos: Dreamcatcher, o Todo e a Unidade!

Grande avó, figura ancestral, que me ensina a fiar o meu destino! Ajuda-me a reconhecer o potencial que trago em mim, capaz de tecer um mundo de paz!
Vem, Avó, comigo criar o sonho do mundo e desenhar, no fio da vida, o meu sonho pessoal! Avó Aranha, enxergo no seu bordado os múltiplos padrões do destino de todos nós.
Obrigada, Avó, porque na Dança da Vida descobrimos que não estamos sós!
(Victória Gramacho)


Havia muito tempo atrás, quando o mundo ainda era jovem, um líder espiritual ancião Lakota, que estava em uma montanha alta e teve uma visão.

Nesta visão Iktomi, um grande mestre de sabedoria, lhe surgiu na forma de aranha. Iktomi falava uma linguagem secreta, que só os lideres espirituais dos Lakotas conseguiam entender.

Enquanto conversavam, Ikotomi tomou um galho de madeira do salgueiro mais velho. Deu-lhe a forma redonda e colocou plumas, pelo de cavalo, contas e adornos, e a tecia como uma teia de aranha.

Falaram dos círculos da vida, de como iniciamos a existência como bebês e crescemos até a idade adulta, para chegar finalmente a velhice, quando devemos voltar a ser cuidadosos, como quando éramos bebês, completando assim o ciículo.

Em cada época da vida há muitas forças, algumas boas, outras menos, se te encontras nas positivas elas te guiam na direção correta. Porém se escutam as forças escuras, elas te lastimam e te direcionam para a direção errada.

Há muitas forças e diferentes direções que podem interferir com a harmonia da Natureza e também com os ensinamentos do Grande Espírito.

Porém a aranha continua tecendo sua teia, começando de fora, indo até o centro. Quando Ikyomi terminou de falar, deu ao ancião Lakota a teia e lhe disse 'mire a teia da aranha que é um circulo perfeito, mas no centro existe um furo, use-a para ajudar a você mesmo e ao teu povo, para alcançar tuas metas e fazer bom uso das idéias das pessoas, seus sonhos e visões.

Se creres no Grande Espírito, a teia da aranha capturará tuas boas idéias e as más serão absorvidas pelo orifício'.

O ancião Lakota passou sua visão a seu povo e agora os índios usam os filtros dos sonhos como a teia de sua vida. As penduram sobre suas camas, em suas casas, para capturar seus sonhos e visões. O bom dos sonhos, que ficam presos pela teia de aranha da vida é ativado com elas. Os maus sonhos são transmutados pelo vão do centro e não interferirão mais".

Os Lakotas crêem que os filtros dos sonhos sustentam o destino, o seu futuro.

O apanhador dos sonhos, também conhecido como filtro dos sonhos, é um belo objeto decorativo, que se supõe reter e transmutar energias de nossos sonhos durante a noite, de forma a que eles nos orientem de forma positiva e protetora.

Porém os sonhos que são apanhados durante a confecção do mesmo, são os sonhos reais que almejamos, pois a realização de um trabalho manual além de relaxante, uma experiência anti stress, é uma experiência de interiorização profunda, onde realizamos a meditação sobre os caminhos que já percorremos, o nosso momento atual, nossos sonhos para o futuro, a escolha dos melhores caminhos para obtê-los.

Assim como a aranha tece sua teia, a partir de suportes ligados ao mundo exterior, o aro do filtro representa nossa vida e nossas relações com o mundo, e depois ela volta a cuidar de sua estrutura interna, gerando o preenchimento de espaços vazios com um entrelaçamento de fios belo e harmônico, onde ela supre suas necessidades básicas de sustentação, para depois poder descansar em seu centro, é possível ao tecer o apanhador de sonhos, refletirem sobre nossa vida, cada passo, as crenças e valores que a norteia, ao mesmo tempo em que ao manter o foco do objetivo ao trançarmos os fios, reforçamos a vontade de realizá-lo para que o Universo nos ouça, e o capture pela lei da atração e tornando-o realidade.

A Medicina da Aranha nos ensina sobre as nossas infinitas possibilidades de (e como) construir os fios da teia da Vida, com bons frutos, para vivê-la tranquilamente ao longo do Tempo, observando-se os planos eternos e a necessidade de expansividade. Ela é considerada, ainda, a guardiã ancestral das linguagens e alfabetos primordiais que, revelam as tradições, que eram formados por linhas geométricas e ângulos presentes nas suas teias. Assim é que esta Avó ensina aos humanos que eles sempre podem adquirir novos dons, desde que se empenhem e trabalhem para consegui-los. A primeira tarefa é ver em que ponto da teia estão os nossos medos para, apossando-se da coragem, atravessá-los com honestidade e integridade...


O Universo é uma rede onde tudo está inter-relacionado!!! E na teia estão os ensinamentos sobre nosso passado, presente e futuro...
A Criação vive o processo de uma constante mudança, estas mudanças não acontecem por acaso ou por acidentes. Elas ocorrem em ciclos e padrões.
O que é importante é ter a consciência de que todo este processo está inter-relacionado...
Cada mudança está conectada às outras coisas e cada processo faz parte de um todo que é Uno, indivisível. Para nos permitirmos fluir é preciso buscar a clareza... Uma vida equilibrada, que nos permite viver sem estar preso nos nós da teia do nosso destino, é aquela que honra as leis de todas as dimensões!

Nenhum comentário:

 

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados. | Design by Emanuelle Andrade | Powered by Blogger